quinta-feira, 12 de maio de 2011

Duan wu jie - Festival Oriental de Maio




“端午節” pronuncia-se “Duan wu jie”. É um dos festivais importantes na China, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul e Macau. É comemorado no dia 5 de maio seguindo-se o calendário lunar. Há varias lendas sobre a origem deste dia. Seguem-se abaixo as três mais faladas nos dias de hoje.

A palavra “Duan” significa “início” ; “wu” significa “cinco”e “Jie” significa “dia comemorativo (festival)”. Por isso “Duan wu jie” é traduzido como “o festival do início de maio ”.
Maio (calendário Lunar) não é um mês bom para os chineses, porque antigamente no sul da china era um período favorável às doenças e por isso era considerado um mês de má sorte.

O festival “Duan wu jie” foi estabelecido nesta data por causa da morte do poeta “qyu yue”, que se suicidou no rio “mi lo” pela tentativa frustrada em aconselhar o rei (a.C.278). A segunda lenda diz que: “Duan wu jie” é para lembrar de “Wu Zi Xyu”, um importante ministro da dinastia Wu (a.C.585). A terceira lenda diz que: antigamente o povo da região sul da China acreditava que era descendente do dragão (Deus do rio). Por isso, o povo daquela região embrulhava arroz em folhas de bambu ou enchia o próprio bambu de arroz, e os jogava no rio. Também visitavam os parentes e amigos em barcos com formato de dragão e de vez em quando realizavam competições de remo. Nos dias de hoje, competir com barcos com formato de dragão e comer o arroz embrulhado em folhas de bambu, são atividades essenciais deste festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário