quarta-feira, 6 de março de 2013

8 de Março - Dia Internacional da Mulher



 A história das lutas femininas é muito antiga. Na Grécia Antiga, o livro Lisístrata, de Aristófanes, já narrava uma greve de sexo pelo fim da guerra. Na França das revoluções, as parisienses lutavam lado a lado com os homens e pediam por liberdade, igualdade e fraternidade, aproveitando o clima de descontentamento para colocar em questão seu direito ao voto. Mas, foi no final do século XIX, em um mundo já industrializado, que a luta feminina tomou forças, depois de muitas revoluções, protestos e mortes.

Em 8 de março de 1857, em Nova York, trabalhadoras de uma fábrica têxtil protestaram por melhores condições de trabalho e foram duramente reprimidas por policiais. Pouco tempo depois, a luta foi reforçada por mais mulheres e os direitos trabalhistas começaram a ganhar forma. Em 1909, o primeiro Dia da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos em 28 de fevereiro, como uma data nacional.

No ano seguinte, organizações socialistas se encontraram em Copenhague (Dinamarca), e decidiram reservar um dia do ano para celebrar o movimento pelos direitos femininos e apoiar o sufrágio universal estendido às mulheres. A data 19 de março foi escolhida e comemorada em 1911, ano do incêndio na companhia Triangle Waist Company (em Nova York), e colocou em evidência as condições subumanas a que as trabalhadoras eram submetidas. A luta da União das Moças Trabalhadoras do Vestuário e da Liga da União das Trabalhadoras começava a ganhar voz e seus primeiros direitos.

Com a Primeira Guerra Mundial, mais protestos pelo mundo eclodiram. Na Rússia, em 23 de fevereiro de 1917 (calendário juliano) - equivalente a 8 de março, pelo calendário gregoriano - cerca de 90 mil operárias russas protestaram por "pão e paz", devido às más condições de trabalho, à fome e à participação do país na guerra. Quatro dias depois, o Czar Nicolau II foi forçado a renunciar e garantiu o direito ao voto feminino.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. O direito ao voto veio em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. Apenas 43 anos depois, as Nações Unidas oficializaram a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Desde então, o 8 de março assumiu uma nova dimensão e o movimento pelos direitos das mulheres tem crescido por todo o planeta, reforçado por organizações, conferências e leis que protegem o direito feminino. É chegada a hora de comemorar as conquistas alcançadas, mas também de refletir sobre as discriminações e violências sofridas pelas mulheres.

Fonte: www.movimentomulher360.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário