sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estudar na Espanha


Graduação

Saiba tudo que é preciso para cursar uma universidade na Espanha

Os estudantes estrangeiros que queiram começar uma carreira universitária em qualquer universidade espanhola, em primeiro lugar, devem fazer a convalidação dos estudos do segundo grau que tenham realizado no seu país por equivalências na Espanha e devem, também, superar o Exame de Acesso à Universidade (Pruebas de Acceso a la Universidad - PAAU).

Para obter maiores informações sobre convalidação das notas, acesse o site do Ministério de Educação e Cultura da Espanha: www.mec.es

As provas de Acesso à Universidade (PAAU) poderão ser realizadas nas universidades públicas, e os conteúdos das provas, as datas e os modelos de exames podem ser consultados na página do Departamento de Universidade e Sociedade da Informação (DURSI) www.dursi.gencat.es/ca/un/pau.

Caso o brasileiro vá realizar algum curso universitário na Espanha, ele deverá apresentar um certificado de pagamento da matrícula em uma instituição do país, com mais de 15 horas/aulas semanais, ou uma carta original da faculdade que informe a admissão do aluno e afirme que ele pagará a matrícula após sua chegada.

Além disto, o estudante deve, entre outros trâmites, entregar um atestado médico, pagar as taxas consulares e comprovar que tem meios de se manter na Espanha enquanto durar o curso.

O prazo para realizar a pré-inscrição na convocatória de junho, geralmente começa em meados de maio e se encerra, aproximadamente, na primeira semana de julho. A convocatória de setembro geralmente se realiza em um prazo de três dias durante a última quinzena do mesmo mês.

Antes de preencher a solicitação de pré-inscrição universitária, é necessário seguir e ler com atenção todas as instruções que estão publicadas na Internet ou por algum material impresso da Universidade.

O formulário consta de 8 espaços destinados a preferências, onde o aluno está disposto a matricular-se.

Documentação:

· O formulário da pré-inscrição;
· A documentação acadêmica correspondente para iniciar os estudos universitários;
· A confirmação das vagas costuma ser realizada em meados de julho e podem ser consultadas no Escritório de Pré-inscrição, ou ainda, nas embaixadas e nos quadros de avisos dos centros universitários.

Ao ver a confirmação, deve-se contatar a universidade para saber com certeza qual é a documentação necessária e o prazo para realizar a matrícula.

O preço da matrícula segue o regulamento marcado pela Generalit de Catalunha, que fixa os preços para a prestação de serviços acadêmicos nas universidades públicas, se calcula o valor total pelo preço/crédito: entre 7,70 euros e 11,19 euros, dependendo do grau (preços vigentes para o curso 2001/2002). Este preço que é o mesmo para todas as universidades públicas e deve ser multiplicado pelo total de créditos dos que sejam obrigatórios para a matrícula, e ao mesmo se deve somar o valor do seguro escolar e de gestão acadêmica.

O custo total varia entre 480 euros e os 720 euros pelo curso acadêmico. A essa quantidade devem ser somados os custos de acomodação, transporte e manutenção, que variam de acordo com a função escolhida.

Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Bolsa de Estudos

Para informações a respeito de Bolsa de Estudos para a Espanha, visite o site da Consejería de Educacion en Brasil, http://www.sgci.mec.es/br/

Além de informações sobre bolsas de estudos, é possível encontrar informações sobre o sistema educacional espanhol, acesso às universidades, cursos de espanhol, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário