sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Espanha e suas Curiosidades



A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano.

Falado na região da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.

Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640quando os portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta. Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos uma hora e então retornam as suas atividades.

O "Dia de Reis" (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes à casa e deixam pratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem. Ainda nessa data, a comida tradicional é a Rosca dos Reis Magos, preparada com frutas cristalizadas e um brinquedo escondido no meio da massa.

No final de fevereiro a Espanha também tem o carnaval. Em Santa Cruz do Tenerife, a festa de carnaval segue os mesmos moldes do carnaval do Rio de Janeiro.

Uma das mais estranhas festas espanholas é a Correfoc. Nela, algumas pessoas se fantasiam de diabos e começam a dançar segurando fogos de artifício.

A culinária varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo).

Um comentário: