sábado, 7 de abril de 2012

Curiosidades sobre a Itália



Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Européia que mais recebe turistas.

A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo.

Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é sede de grifes como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A Semana de Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo.

É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.

Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.

É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha, e ao acordar se está em Paris.

Em um ponto entre a França e a Itália, há um túnel tão extenso que o motorista permanece aproximadamente trinta minutos dentro da montanha.

O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Uma das versões mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com a paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica.

Os italianos elegeram uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

O salame é tipicamente italiano. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.

Os italianos comem pizza "dobrada" como sanduíche pelas ruas.

Fonte: SHOONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário