segunda-feira, 28 de maio de 2012
O Coliseu de Roma
O Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.
Os assentos eram de mármore e a escadaria ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores.
Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas. O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.
Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores. As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Curiosidades sobre o Japão…
Turmas de Japonês Iniciando em Balneário Camboriú e Itajaí.
No Japão, as estações do ano claramente marcadas e as suas mudanças sempre foram temas importantes para os poetas e pintores japoneses. O clima vai do subtropical em Okinawa ao subártico nas ilhas Curilas.
O Monte Fuji é um dos símbolos nacionais do Japão e a sua montanha mais alta tem 3776 metros de altitude. Este monte é um vulcão activo que, segundo a história registada, já entrou 18 vezes em erupção. A última vez foi em 1707. Em dias de boa visibilidade pode ser avistado de uma distância de 150 quilómetros!
No Japão existe um túmulo em forma de buraco de fechadura. Este túmulo foi construído para o lendário imperador Nintoku, por volta do ano 400. Tem quase 500 metros de comprimento e é rodeado por três valas de água.
O Grande Buda, em Nara, foi construído no século VII. Tem 16,2 metros de altura e é a maior estátua de metal fundido que existe no mundo!
As Rochas Casadas, em Futamigaura, na Baía de Ise, são simbólicas para os seguidores do Xintoísmo porque as pessoas pensam que elas abrigaram os deuses Izanagi e Izanami, os lendários criadores das ilhas do Japão.
O Pagode de Horiuji é o mais antigo do Japão. Os Pagodes começaram por ser construídos sobre relíquias sagradas associadas ao Buda. Horiuji tornou-se um centro famoso para o estudo do Budismo.
Fonte: Japão Curiosidades
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Pontos Turísticos na Argentina
Praça de Maio( Buenos Aires)
A Argentina é um dos países que se destacam no turismo sul-americano. São diversos museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, construções históricas. A Argentina situa-se próxima ao Brasil, além de fazer parte do Mercosul.
Pontos turísticos e culturais da Argentina:
Em Buenos Aires
- Teatro Maipo
- Teatro Colón
- Teatro Nacional Cervantes
- Praça de Maio
- Casa Rosada
- Casa da Cultura
- Palácio Barolo
- Parque 3 de fevereiro
- Centro Cultural Recoleta
- Torre dos Ingleses
- Museu Nacional de Belas Artes
- Basilica Nossa Senhora de Pilar
Córdoba
- Praça San Martin
- Catedral Central de Córdoba
- Quarteirão Jesuíta
- Museu Histórico da Universidade Nacional de Córdoba
- Parque Sarmiento
- Museu Superior de Belas Artes Evita
- Museu Provincial de Belas Artes Emilio Caraffa
- Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte
- Museu Ibero-Americano de Artesanato
- Museu Genaro Perez
- Museo de Arte Religiosa Juan de Tejeda
Em Rosário
- Igreja do Perpétuo Socorro
- Palácio Vassalo
- Palácio dos Leões
- Museu Municipal de Belas Artes
- Museu Municipal de Arte Decorativa
- Museu de Arte Contemporânia de Rosário (MACRO)
- Museu Provincial de Ciências Naturais
- Teatro El Circulo
- Monumento à Bandeira
- Casa Natal de Ernesto Che Guevara
- Praça San Martin
- Basílica Catedral de Nossa Senhora do Rosário
- Bairro dos Ingleses
Em Santa Fé
- Teatro 1º de Maio
- Centro Cultural Casa de Espanha
- Teatro Luz e Fuerza
- Casa de Cultura
- Museu Etnográfico e Colonial
- Museu de Belas Artes Rosa Galisteo de Rodriguez
- Museu Histórico Provincial
- Museu Municipal de Artes Visuais
- Museu da Cidade
- Ponte Colgante
- Parque Palomar de Santa Fé
- Complexo Pedras Brancas
Em Mendoza
- Praça Sarmiento
- Monumento ao Exército dos Andes
- Parque General San Martín de Mendoza
- Praça das Artes
- Praça Indpendência
- Museu Municipal de Arte Moderna
- Museu da Área Fundacional
- Ruínas de São Francisco
- Zoológico
- Cerro de La Glória
- Parque Central
- Aquário Municipal
- Serpentário
FONTE: Sua Pesquisa
terça-feira, 15 de maio de 2012
Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité emParis, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo económico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano. Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construção religiosa fora das cidades, nas comunidades monásticas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris.
Fonte: wikipedia
quinta-feira, 10 de maio de 2012
quarta-feira, 9 de maio de 2012
História de Londres
Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no
ano de 43 d. C.. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium,
mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”. Construída pelos
romanos no século II, a muralha em torno da cidade (ela tinha cerca de 3 Km)
sobreviveu por 1.600 anos.
Londinium foi capital da província romana da Britânia. Com a queda do Império Romano, a cidade, que contou 60.000 habitantes em seu auge, foi praticamente abandonada.
Lundenwic, uma cidade saxônica, foi construída a cerca de 1 Km da antiga da antiga Londinium. Lundenwic prosperou até 851 d. C., quando foi destruída pelos vikings. Cerca de 27 anos depois, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a nova cidade dentro da antiga Londinium.
Em virtude de um grande incêndio, a cidade foi totalmente reformulada em 1666.
FONTE: Mais que Curiosidades
Londinium foi capital da província romana da Britânia. Com a queda do Império Romano, a cidade, que contou 60.000 habitantes em seu auge, foi praticamente abandonada.
Lundenwic, uma cidade saxônica, foi construída a cerca de 1 Km da antiga da antiga Londinium. Lundenwic prosperou até 851 d. C., quando foi destruída pelos vikings. Cerca de 27 anos depois, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a nova cidade dentro da antiga Londinium.
Em virtude de um grande incêndio, a cidade foi totalmente reformulada em 1666.
FONTE: Mais que Curiosidades
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Curiosidade da Espanha
O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon (a casa rea do país).
A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano. Falado na região espanhola da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.
O território da atual Espanha foi província romana, que a chamava de Hispania. Curioso é que Hispania não é uma palavra de origem latina. Acredita-se que a origem seja fenício/cartaginensa.
Uma parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamavam a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha.
Descobridores da América, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.
Em 1580, Portugal e Espanha passaram a integrar um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.
O nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.
O País Basco é uma região da Espanha cheia de peculiaridades. Além da língua espanhola, por exemplo, os bascos falam um idioma chamado euskara. Acredita-se que o euskara seja mais antigo do que o latim, língua que deu origem ao espanhol.
Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.
A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.
Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em seis de janeiro. Nas pequenas cidades, é festejado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.
A Espanha sediou as olimpíadas de 1992 e a Copa do Mundo de 1982. Os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade catalã de Barcelona. A melhor participacão da Espanha em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar na Copa de 1950. Quer dizer, até a Copa de 2010. A Espanha jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas. Foram três derrotas, um empate e uma vitória. A Espanha fez cinco gols e levou 10.
Fonte: Mais Que Curiosidade
quarta-feira, 2 de maio de 2012
A Ponte mais alta do mundo fica em Millau / França
Com as marcas de:
2460 metros de comprimento
343 metros de altura
É a maior ponte do mundo já construida.
Pesa 400.000 toneladas, resiste a ventos de 210 kilômetros por hora, custou 300 milhões de euros. Localizada a sudeste da França, supera em altura a célebre Torre Eiffel. Desafiando asleis da física, ultrapassando a dificuldade ortográfica do valle do río Tarn, a ponte tem 2.460 metros de autopista A-75 para descongestionar o tráfego e diminuir em mais de 100 kilometros a rota que conecta París com o Mediterráneo. Sete países europeos, entre eles Espanha, participaram de sua construção. O desenho da obra é do arquiteto británico Sir Norman Foster.
FONTE: Site de Curiosidades
FONTE: Site de Curiosidades
Assinar:
Postagens (Atom)