segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curiosidade da Espanha



A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

 O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon (a casa rea do país).

 A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano. Falado na região espanhola da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.

 O território da atual Espanha foi província romana, que a chamava de Hispania. Curioso é que Hispania não é uma palavra de origem latina. Acredita-se que a origem seja fenício/cartaginensa.

 Uma parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamavam a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha.

 Descobridores da América, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.

 Em 1580, Portugal e Espanha passaram a integrar um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

 O nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.

 O País Basco é uma região da Espanha cheia de peculiaridades. Além da língua espanhola, por exemplo, os bascos falam um idioma chamado euskara. Acredita-se que o euskara seja mais antigo do que o latim, língua que deu origem ao espanhol.

 Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.

 A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.

 Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em seis de janeiro. Nas pequenas cidades, é festejado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.

 A Espanha sediou as olimpíadas de 1992 e a Copa do Mundo de 1982. Os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade catalã de Barcelona. A melhor participacão da Espanha em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar na Copa de 1950. Quer dizer, até a Copa de 2010. A Espanha jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas. Foram três derrotas, um empate e uma vitória. A Espanha fez cinco gols e levou 10.

 Fonte: Mais Que Curiosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário