segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Língua Russa




O russo (em russo: русский язык, russkiy yazyk, AFI: [ˈruskʲɪj jɪˈzɨk], lit. "língua russa") é uma língua eslava falada como língua maternana Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e utilizada amplamente, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da União Soviética.
Idioma mais difundido, em termos geográficos, de toda a Eurásia, a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa, o russo pertence à família linguística indo-europeia, e é um dos três (ou quatro, com a inclusão do rusino) membros ainda existentes das línguas eslavas orientais; foram encontrados exemplos de inscrições feitas no antigo eslavônico oriental que datam do século X. O idioma é atualmente uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.
O russo distingue entre os fonemas consonantais que têm articulação secundária palatal e aqueles que não têm, os chamados sonssuaves e duros. Esta distinção pode ser encontrada em quase todas as consoantes, e é uma das características mais marcantes do idioma. Outro aspecto importante é a redução das vogais átonas, semelhante a outros idiomas ocidentais (como o inglês). O acento tônico, que não é regular, não costuma ser indicado ortográficamente, embora um acento agudo (знак ударения) opcional possa ser utilizado para indicar o acento tônico (para diferenciar entre palavras de grafia idêntica ou indicar a pronúncia correta de palavras ou nomes pouco comuns).

FONTE: SuaPesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário