sexta-feira, 8 de julho de 2011

Espanhol e Castelhano qual a diferença?



A diferença é que os termos surgiram em épocas diferentes, a palavra castelhano é mais antiga. Ela remonta ao reino de Castela, na Idade Média, quando a Espanha ainda não existia. Quando o país começou a se consolidar, no século 13, o reino de Castela se impôs aos outros territórios da região que hoje formam a Espanha. Por causa dessa liderança, o castelhano, um dialeto com forte influência do latim, acabou sendo adotado como língua oficial do novo país em 1492, com a unificação dos reinos que correspondem à Espanha atual.
A razão por que alguns países optam por chamar o idioma de castelhano e outros de espanhol é apenas política. O termo castelhano é mais usado na América do Sul. Já o espanhol é comum no Caribe, no México e nas áreas de fronteira com outra grande língua, o inglês. Na Espanha, o uso dos termos depende da região: no norte, as pessoas se referem à língua como castelhano. Na Andaluzia e nas ilhas Canárias, o idioma é chamado de espanhol.
O espanhol ou castelhano é uma das línguas oficiais das Nações Unidas. Um grande número de países da América do Sul têm o espanhol como língua oficial e na Europa, temos a Espanha, uma nação que fica entre as dez potências mundiais.
É altamente recomendável que nós brasileiros aprendamos a língua dos nossos irmãos da América Latina para melhor percebermos a sua cultura, seus costumes, sua Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário