sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Inglês é a língua do mundo e dos negócios...


Há um pouco mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e apesar do Inglês ser apenas a terceira linguagem do mundo com maior número de falantes nativos, depois do Chinês Mandarim e do Espanhol, a língua Inglesa detém a pole position no que se refere à língua mais falada no mundo.
Na verdade, o Inglês é a língua de ligação entre os diferentes países, culturas e negócios pois é a única que pode ser usada em qualquer lugar do mundo inteiro. Incluindo na web!

Aprender e ser hábil na comunicação em Inglês vai além de qualquer necessidade turística. Hoje em dia, é a língua dominante para comunicações internacionais, operações de turismo nacionais, e a língua oficial no mundo empresarial das finanças, comércio, informática, ciência, diplomacia, aviação, medicina, entretenimento e até mesmo nos esportes.
Assim, sabendo que o Inglês não é mais uma habilidade para ser tomada de ânimo leve. Para a prossecução do objectivo de uma vida melhor e de um trabalho melhor, ter proficiência em Inglês é mesmo fundamental para o seu sucesso.

Saber Inglês está entre as competências exigidas pelas maiores empresas nos países não-nativos de Inglês. Empresas que operam com a tecnologia da informação, gasolina, financiamento e troca de produtos, usam o Inglês como sua língua oficial, isto é agora alargado ao setor eletrônico, varejo e empresas de automóveis como a Nissan e a Toyota.
Como você pode perceber, ter um bom conhecimento de Inglês, não só abrirá para você oportunidades de trabalho mais e melhores, mas que também irá ajudá-lo a ser listado para promoções no trabalho ou simplesmente para continuar a ter um emprego.

Isso soa exagerado? Certamente que não. Em todos os países onde o Inglês não é o idioma nativo, se você sabe Inglês, você é visto como tendo uma melhor educação e habilidades de comunicação. Você é percebido como sendo capaz de ter melhores capacidades para conduzir reuniões e negociações, fazer apresentações e redação de relatórios em Inglês.

FONTE:  Solinguainglesa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Museu do Prado na Espanha




Museu do Prado: Localizado em Madri, o museu espanhol é tradicional, um dos mais importantes do mundo, inaugurado em 1819, junto com o Museu Thyssen Bomemiszae o Museu Rainha Sofia, ele forma o “triângulo da arte” na cidade espanhola. O seu acervo  é composto por 7.600 pinturas, mil esculturas, 2.400 gravuras e 6.300 desenhos, um grande número de documentos históricos e artigos decorativos. O Museu do Prado é considerado obrigatório para qualquer pessoa que goste de cultura.

Mais Informações:  www.museodelprado.es

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Intensivos de Férias - Descontos Especiais




Aproveite os meses de Dezembro e Janeiro para Aprender um Idioma...

Aqui na Eagles você tem 9 opções... 

INGLÊS, FRANCÊS, ESPANHOL, ITALIANO, ALEMÃO, RUSSO, CHINÊS, JAPONÊS e PORTUGUÊS p/Estrangeiros. 

Compre um pacote de horas com Desconto especial de férias...

Aproveite...   Aprender aqui faz a DIFERENÇA !


domingo, 2 de dezembro de 2012

Obra da Artista Solange Ribeiro - Casa Da Cultura Dide Brandão




No dia 04 de Dezembro, será realizada a cerimonia de reabertura da Casa de Cultura Dide Brandão em Itajaí, marcada por uma extensa programação cultural.

Abertura da Mostra Coletiva “A Casa”
Da Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí (AAPI)

Artistas: Ademar Will, Alberto Ducati, Altair A. Westphal, Corina Flores dos Santos, Elizabeth Paese do Amaral, Ewa J. Weber, Fernando Pauler, Franci Floriani, Hilário Fred Voigt, Jackson Luiz S. dos Santos, Juan Carlos Uriost, Lilian F. Martins, Lígia M. Spernau, Lindinalva Deola, Maria Regina Giacomini, Odécio José Adriano, Silvana Annes Bellincanta, Sonia Maria Perez e Solange Lúcia Ribeiro.

Horário: 20h
Local: Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão

Sinopse: “A Casa” é uma homenagem da AAPI à Casa da Cultura Dide Brandão para a reabertura. Alguns visitaram a Casa em plena restauração, colhendo dados e acompanhando a envergadura do empreendimento. Logo iniciaram os trabalhos, colocando em prática a sua imaginação – cada um aplicou sua técnica e habilidade. A mostra compreende 19 obras.

Informações: casadacultura.wordpress.com

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Café Expresso ou Espresso?


Um café expresso (do italiano caffè espresso) é uma bebida à base de café preparada pela passagem de água muito quente e sob pressão pelos grãos de café torrado moídos de forma muito fina. Espresso, em italiano significa assim “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.

Uma vez que as máquinas para preparação deste tipo de bebida, utilizando a pressão de vapor,  foram desenvolvidas em Itália, poderíamos ser levados a pensar que o mais correcto seria escrever-se espresso.  No entanto, a preparação da bebida é também bastante rápida (entre 15 a 20 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.

Se, pela etimologia das palavras não conseguimos chegar a um consenso vejamos então o que se pode encontrar no vocabulário da nossa língua, o Português.  Embora seja bastante usual encontrar-se em diversos textos, a palavra “espresso” grafada, isto é, escrita com “s” não existe no vocabulário da Língua Portuguesa. No entanto, nos dicionários mais importantes da nossa língua existe a palavra “expresso” que se refere a um certo tipo de café tirado por máquina e com espuma. Desta forma, como o nosso idioma oficial é o português, a forma correcta de escrever será com “x”, ou seja, expresso.

O nosso vocabulário corrente admite palavras estrangeiras, como por exemplo software ou internet. No entanto, devemos distinguir aquelas que não foram incorporadas na nossa língua em definitivo ou por serem muito recentes (ambas devem ser escritas em itálico) daquelas que já o foram (sem itálico). Espresso é assim uma palavra estrangeira não incorporada na nossa língua, devendo por isso ser escrita em itálico.

Desta forma, em qualquer país cujo idioma oficial seja o português, sempre que nos estejamos a referir ao café preparado sob pressão de vapor deveremos escrever “expresso”. Caso queiramos utilizar a palavra italiana “espresso”, esta deverá ser escrita em itálico e apenas quando é nossa intenção conferir algum romantismo à escrita pois em português a palavra para designar este tipo de café existe e escreve-se “expresso”.

 FONTE: Cafedasquatro

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma Festa Belíssima... Halloween 2012 na Pousada Cabeçudas






Noite de lua cheia... Repleta de amigos, fantasias e diversão...

Agradecemos a todos que participaram e abrilhantaram nossa festa...


Equipe Eagles Idiomas, Alunos, Amigos e Apoiadores...


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Venha festejar conosco...



             O Dia das Bruxas, Halloween, é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países anglo-saxônicos, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. 

         O Halloween da Eagles Idiomas acontece todos os anos e sempre no segundo semestre do ano, sendo que no primeiro também acontece o Sarau. São dois eventos nos quais a Escola consegue interagir de forma cultural e divertida com os alunos, amigos, imprensa e comunidade em geral.

          Prepare sua fantasia e venha festejar conosco...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Solange Ribeiro Inaugura Atelier em Itajaí





A Artista Plástica Solange Ribeiro, convida a todos para a inauguração de seu atelier em Itajaí.
Acontecerá dia 04/10 (quinta feira), a partir das 18 horas.
Venham conhecer e prestigiar o seu trabalho. Em breve, ela estará fazendo uma exposição em Roma na Itália.
Esse espaço cultural fica anexo a Escola Eagles Idiomas em Itajaí, no Edifício Liberty.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Curiosidades Das Ilhas Canárias Na Espanha



As Ilhas Canárias situam-se a 60 milhas da costa marroquina. Ao longo do ano, tem sempre temperaturas agradáveis, de forma contínua. Algumas pessoas chamam-lhes "La primavera constante". No total, são sete ilhas (Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, Tenerife, La Palma, Gomera e Hierro) e algumas ilhotas mais pequenas (Alegranza, Graciosa, Montaña Clara, Roque Este, Roque Oeste e Lobos). Curiosamente, todas elas são diferentes umas das outras.
As Ilhas Canárias são também conhecidas como as "Ilhas Felizes", o "Jardim dos Hespéridas" e "Atlântida". Alguns historiadores afirmam que o lendário continente de Atlântida se situava neste local. As ilhas foram descobertas em 1496 por Cristóvão Colombo.
São ilhas de origem vulcânica. As suas paisagens do tipo surrealista e lunar não são parecidas com nada que seja encontrado na Europa ou em África.
Embora o continente mais próximo seja África, as Ilhas Canárias pertencem a Espanha.

Tenerife é a maior das Ilhas Canárias. É uma combinação entre um paraíso tropical e uma paisagem vulcânica. O Monte Teide, com o seu pico coroado de neve tem fama mundial.
A Gran Canaria tem algumas praias deslumbrantes e é um bom local para sair: a vida nocturna é excelente. É famosa pelas suas maravilhosas bananas e pelos deliciosos tomates.

Fuerteventura possui as melhores praias de todas as ilhas, ficando pertíssimo do Deserto do Sahara.

La Gomera tem um terreno acidentado e montanhoso, que lhe confere um carácter muito exótico. Recomendamos que visite os bosques da ilha, um verdadeiro paraíso natural: estão protegidos pelo governo. A capital da ilha, La Gomera de San Sebastián, tem mais de 6000 habitantes e muitos monumentos interessantes para visitar. Para aqui chegar, o melhor é tomar o ferry no porto de Tenerife. Demora apenas 75 minutos de ferry e 35 de hovercraft.

Chegar a La Palma é chegar a "La Isla Bonita", assim chamada devido à sua extraordinária beleza. A sua capital é Santa Cruz.
As Ilhas Canárias têm mais de 1000 km de litoral. A maior parte da areia das praias é branca, embora algumas praias de Tenerife tenham areia dourada, trazida do Sahara. Há 13 campos de golfe nas ilhas, cerca de 140 reservas naturais, 4 parques nacionais e centenas de vulcões. As Ilhas Canárias tornaram-se num dos destinos turísticos mais populares do planeta. Particularmente, é maciçamente visitada por europeus.

Fonte: CostaSur

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Curiosidades sobre a Itália



A palavra Itália vem do latim “Italia”, que se originou de uma fonte não latina. É provável que a etimologia do nome “Itália” esteja relacionada ao grego antigo “italos” (touro), do proto-indo-europeu “wet”. Os bovinos sempre tiveram grande importância para os povos da antiga Península Itálica. 
A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo. Há também falantes de francês, alemão e esloveno.
A região da atual Itália foi habitada por diversos povos: celtas, lígures, vênetos, sardos, etruscos, gregos, latinos etc. A mais importante cultura foi a romana (latinos), seguida da estrusca e da grega. 
Havia diversas colônias gregas ao Sul da atual Itália. Os gregos chamavam a região de Magna Grécia. 

Antes de adotar o Euro como moeda, o país usava a Lira italiana. 
A Itália é o 18º países mais desenvolvido do mundo e o 8º no índice mundial de qualidade de vida.
Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália. É também a 3a da União Européia que mais recebe turistas. 
A segunda cidade italiana mais populosa é Milão. A região metropolina de Milão, no entanto, é a que possui a mais alta densidade populacional. Apesar de Milão ter “apenas” 1,3 milhão de habitantes, a Grande Milão possui 2,7 milhões. 

A Itália é dividida em 20 regiões: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Apúlia, Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Sicília e Vêneto. 
As regiões mais populosas: Lombardia (região de Milão), Campânia (onde fica Nápoles), Lácio (da Capital Roma), Sicília (Palermo), Emília-Romanha (Bolonha) e Toscana (Florença).

FONTE: Vamos para a Itália

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

História do Palácio Mikhailovsky Atual Museu da Russia




A idéia de construir uma nova residência para o Grão-duque Mikhail Pavlovich partiu do seu pai, o Imperador Paulo I. Em 1798, o imperador ordenou a entrega de várias centenas de milhares de rublos, para a construção do palácio do seu filho mais novo, Mikhail, nascido naquele ano. Paulo I não veria a concretização das suas ideias, uma vez que foi assassinado no Castelo Mikhailovsky em 1801. No entanto, a ordem do imperador foi cumprida. Quando Mikhail contava 21 anos de idade, o Imperador Alexandre I decidiu iniciar a construção do palácio.
O Palácio Mikhailovsky foi construído por Carlo Rossi. O arquitecto italiano começou a trabalhar no projecto do palácio em 1817, quando pretendia organizar uma nova residência para o grão-duque nos terrenos dum outro palácio e da Casa Chernysheva. Depois da tomada de decisão sobre a construção do palácio, o arquiteto começou a criar não só um projecto de reestruturação dos edifícios existentes como também de novos conjuntos arquitectónicos urbanos. Concebeu, então, além do palácio e da praça situada em frente, novas ruas (Rua da Engenharia e Rua Mikhail). No início de Abril de 1819 criou a "Comissão para a construção do Palácio do Grão-duque Miguel Pavlovich". A cerimónia solene do início da construção teve lugar no dia 14 de Julho e as obras começaram no dia 26 do mesmo mês. O jardim do palácio apareceu a partir do Campo de Marte. A construção do edifício foi concluída em 1825, mas por essa altura ainda faltavam algumas obras no jardim. O palácio foi decorado por uma série de importantes artistas da época, tornando-se numa jóia da arquitectura neoclássica.
Museu Russo
Em 1895, o palácio foi adquirido pela Coroa e transformado em museu, passando por várias reformas supervisionadas por Vasily Svinin, de forma a adaptar os seus espaços às novas funções.
Com o crescimento contínuo da colecção, logo foi necessária a construção de anexos, pelo que, entre 1914 e 1919, Leonty Benois e S. O. Ovsyannikov ergueram a Ala Benois, complementada, mais tarde, com a Ala Rossi. Neste edifício estão expostas as peças principais da colecção, com obras de Andrei Rublev, Alexander Ivanov, Ilya Repin, Pavel Antokolsky, Kazimir Malevich, Wassily Kandinsky, Marc Chagall e diversos outros mestres russos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

História Sobre Frankfurt na Alemanha


O verdadeiro nome desta cidade é Frankfurt am Main, ou Francoforte do Meno. Situada no estado de Hesse, na Alemanha, está no coração da Europa, e é a quinta maior  cidade do país, com aproximadamente 670 mil habitantes. Compõe a segunda maior região metropolitana alemã, atrás apenas da região de Ruhr, com aproximadamente cinco milhões de habitantes.
Conhecida por ser cortada pelo famoso rio Meno, a cosmopolita cidade atrai pela arquitetura, arte, cultura, beleza, história e pela importância financeira que tem junto ao seu país. Mostra todos seu charme e cultura de sua história através dos famosos museus, por exemplo. O conjunto de treze museus, que se encontram junto à Margem do rio Meno, demonstram isso. Nele, encontram-se as mais variadas obras de arte, passando por obras de pintura clássica e chegando a trabalhos artísticos moderno.
Uma das grandes personalidades da escola de Frankfurt, e sem dúvida a mais famosa da cidade, é Johann Wolfgang Von Goethe. Famoso até hoje, ele dá nome a uma famosa rua da cidade, famosa por sua beleza e imponência nos finais de tarde.
Quando o assunto é modernidade, a internacional Frankfurt dá um show. A ousada e encantadora arquitetura da cidade enche os olhos de quem vê, e atrai turistas de todo o mundo. Dentre os gigantescos arranha-céus e construções modernas, pode-se encontrar os dois maiores arranha-céus de caráter comercial do continente europeu: o Commerzbank Tower e o MesseTurm.
Analisando pelo viés do turismo, Frankfurt é uma grande referência tanto na Europa quanto em todo o mundo. É conhecida como a cidade mais internacional da Alemanha, e uma das curiosidades da cidade é que aproximadamente 1/3 dos habitantes não possui passaporte alemão. Em outras palavras, praticamente um em cada três habitantes da cidade é estrangeiro. Ora, presume-se disto (e verifica-se também na prática) que os milhares de visitantes que passam pela cidade encontram conterrâneos pelas ruas, ouvem seu idioma falado no dia a dia e encontram nos restaurantes culinária típica de suas regiões.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As Copas do Mundo


Em 1914 a FIFA concordou em reconhecer o torneio olímpico de futebol como um "campeonato mundial de futebol para amadores", e tomou a responsabilidade por comandar o evento nas próximas três Olimpíadas: de 1920 a 1928 (Nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos de 1912 as competições futebolísticas foram organizadas pela Svenska Fotbollförbundet respectivamente). Nos Jogos Olímpicos de 1932, realizados em Los Angeles, não havia o futebol no programa de competições por causa da baixa popularidade do esporte nos Estados Unidos, uma vez que era o futebol americano que crescia em popularidade. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também divergiram na questão dos jogadores amadores e assim o futebol foi excluído dos jogos.[2] Em 26 de maio de 1928, na conferência de Amsterdã e dia de abertura do torneio olímpico de futebol, o presidente da FIFA Jules Rimet anunciou planos de criar um torneio distinto das Olimpíadas, aberto a todos os membros da FIFA. Itália, Suécia, Países Baixos, Espanha e Uruguai se inscreveriam para sede do evento..

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo treze seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Festival Varilux de Cinema Acontece em Várias Cidades Brasileiras


Data: 15/08 - Quarta feira
Local: Shopping Park Europeu - Via Expressa Paul Frit Keuhnrich, 1600 - Itoupava Norte/ Blumenau
Informações:  (47)3397 8937
Programação Completa: http://www.variluxcinefrances.com

Sinopse: O Festival 2012 será uma vitrine da diversidade cultural presente no cinema francês, especialmente aberto às coproduções e aos cineastas estrangeiros: teremos a chance de conhecer as últimas realizações da cineasta e atriz libanesa Nadine Labaki, com E agora, aonde vamos?, e do senegalês Moussa Touré, com O barco da esperança, filme sobre a tragédia dos jovens africanos que emigram para a Europa arriscando suas vidas, que emocionou o público no último festival de Cannes.
Aliás é com o interesse de contribuir para aproximar as coproduções audiovisuais entre a França e o Brasil, que o Festival Varilux está bastante feliz em lançar este ano a Primeira Oficina Franco-Brasileira de Roteiros Audiovisuais, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Riofilme, a ABPI-TV e o Conservatório Europeu de Escritura Audiovisual, coordenada pelo “quase brasileiro” François Sauvagnargues, novo delegado geral do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (FIPA) de Biarritz.
A partir do dia 17, serão exibidos, de forma simultânea, filmes dos mais variados gêneros, da comédia ao thriller, em 32 cidades brasileiras. A Arcoplex e o Shopping Park Europeu estão sendo pioneiros ao trazer para Blumenau (SC) um festival reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus filmes.
Com um formato pioneiro, o evento é o primeiro festival digital nacional e acontecerá simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Maceió, Maringá, Natal, Nova Friburgo, Palmas, Porto Alegre, Recife, Resende, São Luís, Santa Maria, Santos, Salvador, Sorocaba, Teresópolis, Tubarão e Vitória.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Língua Russa




O russo (em russo: русский язык, russkiy yazyk, AFI: [ˈruskʲɪj jɪˈzɨk], lit. "língua russa") é uma língua eslava falada como língua maternana Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, e utilizada amplamente, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da União Soviética.
Idioma mais difundido, em termos geográficos, de toda a Eurásia, a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa, o russo pertence à família linguística indo-europeia, e é um dos três (ou quatro, com a inclusão do rusino) membros ainda existentes das línguas eslavas orientais; foram encontrados exemplos de inscrições feitas no antigo eslavônico oriental que datam do século X. O idioma é atualmente uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas.
O russo distingue entre os fonemas consonantais que têm articulação secundária palatal e aqueles que não têm, os chamados sonssuaves e duros. Esta distinção pode ser encontrada em quase todas as consoantes, e é uma das características mais marcantes do idioma. Outro aspecto importante é a redução das vogais átonas, semelhante a outros idiomas ocidentais (como o inglês). O acento tônico, que não é regular, não costuma ser indicado ortográficamente, embora um acento agudo (знак ударения) opcional possa ser utilizado para indicar o acento tônico (para diferenciar entre palavras de grafia idêntica ou indicar a pronúncia correta de palavras ou nomes pouco comuns).

FONTE: SuaPesquisa

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Museu Klimahaus em Bremerhevan na Alemanha



Klimahaus, museu interativo sobre mudanças climáticas, onde o visitante pode atravessar o ambiente que simula floresta tropical ameaçada pelo desmatamento é a nova criação alemã.

O museu ocupa uma área de mais de 11 mil metros quadrados, a Klimahaus a "Casa do Clima”, em Bremerhevan, ao norte da Alemanha. O Klimahaus mostra as mudanças climáticas ao redor do planeta em uma exposição interativa. O público tem a sensação de estar visitando diversas regiões e paisagens do planeta, partindo dos -6ºC da Antártica até os 35ºC alcançado no deserto africano. O museu teve custo operacional de 100 milhões de euros,
O projeto arquitetônico do museu é do escritório alemão Klumpp, em parceria com a construtora Paul Niederhaus & Partner GmbH.O prédio tem o formato curvilíneo e na parte exterior é composto por 4.700 painéis de vidro. A estrutura do prédio utiliza elementos de construção naval.
Dividido em nove estações, o projeto foi feito de forma ecologicamente correta. Klimahaus foi inaugurado no final de junho, em um edifício de arquitetura suntuosa com aparência de um bote inflável gigante prateado, com nível de emissão de dióxido de carbono aproximado de zero.


FONTE: Agencia FM

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conversação na Eagles Idiomas

A conversação de Inglês e Francês acontecerá todas as sextas feiras a partir das 19 horas em Balneário Camboriú.

É gratuito para todos os alunos... 



terça-feira, 31 de julho de 2012

História da Torre de Londres



A Torre de Londres foi fundada em 1078 quando Guilherme o Conquistador ordenou a construção da Torre Branca dentro do ângulo Sudeste das muralhas da cidade, adjacente ao Tamisa.
A Torre tanto servia para proteger os Normandos do povo de Londres como para proteger a cidade dos invasores externos. Guilherme ordenou que fosse construida em pedra de Caen, a qual ele importou especialmente da França, e nomeou Gundulf, Bispo de Rochester como arquitecto.
Alguns escritores, tal como Shakespeare na sua peça Ricardo III, relacionaram Júlio César com as primeiras origens da Torre de Londres, defendendo que fôra este quem construíra. Esta suposta origem romana é um mito, de qualquer forma, tal como na história, a argamassa foi temperada pelo sangue de bestas.
No século XII, O Rei Ricardo, Coração de Leão enclausurou a Torre Branca com um pano de muralha e escavou um fosso em volta, o qual encheu de água do Tamisa. O fosso não teve sucesso até que Henrique III, no século XIII, empregou uma técnica de construção de fossos holandesa. Este rei fortaleceu significativamente o pano de muralha, deitando abaixo o muro da cidade para Este, para desta forma estender o circuito, apesar dos protestos dos cidadãos de Londres e mesmo de avisos sobrenaturais (a acreditar no cronista monástico contemporâneo, Matthew Paris). Henrique III transformou a Torre numa importante Residência Real e fez construir edifícios palacianos no interior da "Inner Bailey".
A fortificação ficou concluida entre 1275 e 1285 por Eduardo I que construiu o pano de muralha exterior, fechando completamente o muro interno e dessa forma criando uma dupla defesa concêntrica. Preencheu o fosso pré-existente e construiu um novo em volta da muralha exterior.
A Torre permaneceu uma Residência Real até ao tempo de Oliver Cromwell, que demoliu os velhos edifícios palacianos.

FONTE: Sua Pesquisa

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres



Os Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, irão acontecer de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Já os Jogos Paraolímpicos ocorrerão de 29 de agosto a 9 de setembro do mesmo ano.

O Parque Olímpico de Londres foi construído na região leste da cidade de Londres, numa área que antes era um local de várias indústrias desativadas e com solo contaminado. Além de recuperar a área para a cidade, a construção do Parque Olímpico valorizou muito a região. Ele possui cerca de 2,5 km² e será o palco dos mais importantes eventos esportivos das Olimpíadas 2012. Foi construído seguindo critérios de sustentabilidade e com design moderno. Além dos locais para prática de esportes, o Parque Olímpico de Londres abriga também o Centro Internacional de Imprensa.

O Brasil conta com uma delegação de 259 atletas para as Olimpíadas, classificados em 27 modalidades, dentre elas: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, handebol, hipismo, judô, levantamento de pesos, lutas, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vela e vôlei.


Rodrigo Pessoa que representará o Brasil pela sexta vez nas Olimpíadas, será o porta bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura.
O atleta do hipismo brasileiro já conquistou uma vitória olímpica no individual em Atenas-2004 ,e dois bronzes por equipe em Sydney-2000 e Atlanta-1996.

FONTE: SUA PESQUISA

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eagles Idiomas Sarau 2012.wmv

13 de Julho Dia Mundial do Rock





Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.
Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.
No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação.
Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.


Origem do Gênero

O rock and roll (conhecido como rock'n'roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e música gospel e rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra. Sempre presente nas bandas, podendo ser um único instrumentista ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).
Normalmente as bandas além do instrumento predominate, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.
A batida é essencialmente um blues boogie-woogie com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época - influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros - muitas vezes sem o contratempo característico originário - que são mais propriamente chamados Rock.

FONTE: Nossa pesquisa

quarta-feira, 11 de julho de 2012

História da Bandeira da Espanha




A Bandeira da Espanha, um dos símbolos oficiais da Espanha, juntamente com o brasão da Espanha, foi adaptada a 5 de Outubro de 1981 mediante a aprovação da Lei que estabeleceu a última versão do Escudo Nacional. Anteriormente, e a partir de 29 de Dezembro de 1978, com a entrada da Constituição, confirmou-se no próprio texto constitucional a utilização de um modelo oficial formado por três faixas horizontais,vermelha, amarela e vermelha, sendo a amarela de proporção duas vezes superior às vermelhas. Até a reforma de 1981 manteve-se o escudo da ditadura (com pequenas modificações introduzidas em 1977), incorporado atualmente na faixa amarela na parte esquerda.
A bandeira é popularmente conhecida como rojigualda (roxo [vermelho] e gualda [amarelo].

quarta-feira, 4 de julho de 2012

História da Bandeira Russa



Uma lenda popular situa a origem da bandeira russa numa visita que o czar Pedro o Grande realizou em 1699 aos Países Baixos. O czar estava ali para aprender sobre a construção de barcos, e deu conta que a sua futura marinha necessitava de uma bandeira. Assim criou uma bandeira baseada na holandesa (a bandeira dos Países Baixos na altura era laranja, branca e azul). Na verdade esta história não é real, já que um livro alemão de bandeiras datado de 1695 descrevia uma bandeira similar a esta como a bandeira do czar Moscovita, e a primeira embarcação da marinha russa, o Oriol, quando foi lançado ao mar, em 1667 já tinha esta bandeira hasteada.
Estas três cores provêm do escudo Moscovo, na qual aparece São Jorge com uma armadura branca, montado num cavalo branco, levando um escudo e capa azuis, sobre fundo vermelho, ainda que noutra versão, estas cores são das vestes de Virgem Maria, padroeira da Rússia.
Esta bandeira foi usada como insígnia naval desde o século XVII, e em 1705 foi adaptada pela marinha mercante. A 7 de Maio de 1883 foi autorizado o seu uso em terra, tendo-se então convertido esta na bandeira nacional da Rússia.
Após a revolução russa de 1917, os bolcheviques adaptaram uma bandeira vermelha com o acrónimo acrílico de РСФСР (República Socialista Federativa Soviética Russa), na esquina superior esquerda, mas em 1954, a primeira bandeira foi trocada por uma bandeira semelhante à da União Soviética com a pequena diferença de ter uma listra azul vertical no lado direito do pano.
Durante a guerra civil antes da fundação do estado soviético, os tsaristas usaram a bandeira tricolor como símbolo da reação, relacionando o renascimento da nação com a ressureição de Cristo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a bandeira tricolor foi usada pelo Exército de Libertação da Rússia, uma associação nazista na União Soviética.
Em 1991 a bandeira original foi adaptada de novo, embora na proporção 1:2 e com um azul de tonalidade levemente mais clara; em 1993 restaurou-se na sua íntegra a versão de 1883, tanto no tamanho quanto nas cores. A ocasião é comemorada até hoje na Rússia durante o chamado "Dia da Bandeira".
Entre 1997 e 1998, durante os muitos debates realizados a respeito do uso da bandeira, o Partido Comunista da Federação Russa, membros do Partido Democrático da Rússia e o grupoDemocracia propuseram a substituição da bandeira tricolor da Federação Russa por versões reformadas da bandeira soviética ou da extinta república soviética da Rússia.
Guennadi Seleznev, um deputado da Duma, lembrou: Sob a bandeira tricolor lutaram os Vlasovianos quem tanto os veteranos insultam em suas inúmeras cartas..
Em 2003, Armen Beniaminov, membro do Partido Comunista, hasteou a bandeira soviética sobre a Duma Nacional, mais logo, foi denunciado por ultraje contra os símbolos nacionais.

FONTE: Sua Pesquisa

terça-feira, 26 de junho de 2012

Livro "Turma da Mônica em contos classicos" é premiada na China



O livro "Turma da Mônica em contos clássicos", de Mauricio de Sousa, recebeu na China o Bing Xin Prêmio de Literatura Infantil de 2011.
Publicado em maio de 2011 pela Sun Ya Publications, a edição apresenta 14 contos dos Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Charles Perrault, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e O gato de botas, em versões com os personagens da Turma da Mônica. O prêmio, leva o nome de consagrada escritora de livros infantis chinesa Bing Xin.

Bing Xin (1900 - 1999) foi uma das mais prolíficas e admiradas escritoras chinesas do século 20, autora de muitas obras para leitores jovens. Ela iniciou um estilo literário, que leva seu nome, e contribuiu muito para o desenvolvimento da literatura infantil na China. Foi autora de inúmeras obras, numa carreira longa, que foi de 1919 até 990. Em sua cidade natal, Changle, na província de Fujian, há um Museu Literário em sua homenagem. Entre outros cargos oficiais, foi dirigente da Federação de Círculos Literários e Arte, e delegada à Assembleia Popular Nacional.

O livro de Mauricio de Sousa passa a integrar a lista de obras recomendadas para escolas pelo Fórum chinês de leitura infanto-juvenil do século 21.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

História do Muro De Berlim





Finda a II Guerra Mundial em 1945, os vitoriosos aliados – Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia – dividiram a Alemanha em 4 sectores, cada um dos quais ficava sob o controle de um dos aliados. O sector dos Estados Unidos, França e Inglaterra combinados, formaram a República Federal da Alemanha; o sector soviético formou a República Democrática da Alemanha ou Alemanha Oriental.
Com o objectivo de travar a saída de alemães da Alemanha Oriental para a República Federal da Alemanha, levou as autoridades comunistas de Berlim Oriental a ordenar a construção de um muro. Na madrugada de 13 de Agosto de 1961, foi construído o Muro de Berlim, um muro de cimento com 1,5m de altura e 45 km de comprimento, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda ferozes. Os comunistas rasgaram ruas e demoliram prédios para usar como barricadas na fronteira, dividiram a cidade de Berlim em duas, separaram famílias, amigos,… uma nação. Os guardas tinham ordens de atirar para matar os que ousassem atravessar a chamada “Cortina de Ferro” sem a autorização do governo, quase impossível de se obter. Cerca de 100 pessoas identificadas morreram quando o tentaram transpor, 112 feridas e milhares de pessoas aprisionadas.
Na noite de 9 de Novembro de 1989, um pouco depois das 23 horas, a porta de Brandeburgo no Muro de Berlim foi aberta: foi o início do fim. Milhares de pessoas atravessaram-no, outros arrancaram-lhe pedaços e com martelos provocaram a sua queda. Com a sua queda, vislumbra-se a reunificação da Alemanha.

FONTE: Passado Curioso 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Marseille - FRANÇA




Marselha (em francês Marseille e em occitano Marselha; antigamente conhecida como Massalia - do grego: Μασσαλία) é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. A população municipal é 852.395 habitantes (censo de 2007 - INSEE) distribuídos por 240,62 km², que atinge 1.601.095 habitantes (censo de 2006 - INSEE) na região metropolitana (equivalente a aire urbaine em francês - área urbana) de Marselha-Aix-en-Provence em 2.830,2 km², a terceira mais populosa da França após Paris e Lyon. Marselha é a capital administrativa da região (préfecture de région) de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento (préfecture départementale) de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano). Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Museu de Belas Artes de Marselha
- Porto Velho (Vieux-Port)
- Notre Dame de La Garde
- Castelo de If
- Unidade de Habitação de Marselha
- Palácio Longchamp
- Catedral de Marselha
- Museu da Moda
- Museu Cantini
- Cours Julien (bairro tradicional e cultural)



Saiba mais http://www.marseille-tourisme.com/en/


FONTE: Sua pesquisa

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alguns Pontos Turísticos e Culturais da Alemanha



Portão de Brandemburgo

A Alemanha concentra uma grande quantidade de pontos turísticos e culturais interessantes. Em função de sua rica história e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São diversos museus, parques, monumentos, castelos, prédios históricos...

Berlim

- Palácios e Parques de Potsdam e Berlim
- Torre da Rádio Berlim
- Portão de Brandemburgo
- Checkpoint Charlie
- Jardim Zoológico de Berlim
- Schloss Bellevue
- Unter den Linden
- Estação Central de Berlim
- Reichstag (Parlamento Alemão)
- Ilha dos Museus (conjunto de cinco museus)

Munique

- Alte Pinakothek (Pinacoteca Antiga de Munique)
- Neue Pinakothek (Nova Pinacoteca)
- Gliptoteca de Munique
- Lenbachhaus
- Deutsches Museum
- Museum für Völkerkunde München
- Münchner Stadtmuseum
- Marienplatz
- Viktualienmarkt (feira permanente)
- Karlsplatz
- Englischer Garten (enorme jardim)
- Estátua da Baviera no Theresienwiese
- Theatinerkirche (igreja)
- Palácio Alter Hof
- Castelo Blutenburg
- Schloss Schleissheim (castelo)
- Palácio de Leuchtenberg

Frankfurt

- Biblioteca alemã de Frankfurt
- Estação Central
- Instituto Städel
- Museu de arte Städel
- Jardins de Arqueologia
- Schirn Art Hall
- Holzhausen Park
- Jardim Botânico
- Monastério Carmelita
- Catedral Histórica de Frankfurt (Dom)
- Fonte da Justiça

FONTE: Sua pesquisa

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Coliseu de Roma


O Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.
Os assentos eram de mármore e a escadaria ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores.
Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas. O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.
 Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores. As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Curiosidades sobre o Japão…



Turmas de Japonês Iniciando em Balneário Camboriú e Itajaí.

No Japão, as estações do ano claramente marcadas e as suas mudanças sempre foram temas importantes para os poetas e pintores japoneses. O clima vai do subtropical em Okinawa ao subártico nas ilhas Curilas.

O Monte Fuji é um dos símbolos nacionais do Japão e a sua montanha mais alta tem 3776 metros de altitude. Este monte é um vulcão activo que, segundo a história registada, já entrou 18 vezes em erupção. A última vez foi em 1707. Em dias de boa visibilidade pode ser avistado de uma distância de 150 quilómetros!

No Japão existe um túmulo em forma de buraco de fechadura. Este túmulo foi construído para o lendário imperador Nintoku, por volta do ano 400. Tem quase 500 metros de comprimento e é rodeado por três valas de água.

O Grande Buda, em Nara, foi construído no século VII. Tem 16,2 metros de altura e é a maior estátua de metal fundido que existe no mundo!

As Rochas Casadas, em Futamigaura, na Baía de Ise, são simbólicas para os seguidores do Xintoísmo porque as pessoas pensam que elas abrigaram os deuses Izanagi e Izanami, os lendários criadores das ilhas do Japão.

O Pagode de Horiuji é o mais antigo do Japão. Os Pagodes começaram por ser construídos sobre relíquias sagradas associadas ao Buda. Horiuji tornou-se um centro famoso para o estudo do Budismo.


Fonte: Japão Curiosidades

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pontos Turísticos na Argentina




Praça de Maio( Buenos Aires)


A Argentina é um dos países que se destacam no turismo sul-americano. São diversos museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, construções históricas. A Argentina situa-se próxima ao Brasil, além de fazer parte do Mercosul.

Pontos turísticos e culturais da Argentina:
Em Buenos Aires

- Teatro Maipo
- Teatro Colón
- Teatro Nacional Cervantes
- Praça de Maio
- Casa Rosada
- Casa da Cultura
- Palácio Barolo
- Parque 3 de fevereiro
- Centro Cultural Recoleta
- Torre dos Ingleses
- Museu Nacional de Belas Artes
- Basilica Nossa Senhora de Pilar

 Córdoba

- Praça San Martin
- Catedral Central de Córdoba
- Quarteirão Jesuíta
- Museu Histórico da Universidade Nacional de Córdoba
- Parque Sarmiento
- Museu Superior de Belas Artes Evita
- Museu Provincial de Belas Artes Emilio Caraffa
- Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte
- Museu Ibero-Americano de Artesanato
- Museu Genaro Perez
- Museo de Arte Religiosa Juan de Tejeda

Em Rosário

- Igreja do Perpétuo Socorro
- Palácio Vassalo
- Palácio dos Leões
- Museu Municipal de Belas Artes
- Museu Municipal de Arte Decorativa
- Museu de Arte Contemporânia de Rosário (MACRO)
- Museu Provincial de Ciências Naturais
- Teatro El Circulo
- Monumento à Bandeira
- Casa Natal de Ernesto Che Guevara
- Praça San Martin
- Basílica Catedral de Nossa Senhora do Rosário
- Bairro dos Ingleses

Em Santa Fé

- Teatro 1º de Maio
- Centro Cultural Casa de Espanha
- Teatro Luz e Fuerza
- Casa de Cultura
- Museu Etnográfico e Colonial
- Museu de Belas Artes Rosa Galisteo de Rodriguez
- Museu Histórico Provincial
- Museu Municipal de Artes Visuais
- Museu da Cidade
- Ponte Colgante
- Parque Palomar de Santa Fé
- Complexo Pedras Brancas

Em Mendoza

- Praça Sarmiento
- Monumento ao Exército dos Andes
- Parque General San Martín de Mendoza
- Praça das Artes
- Praça Indpendência
- Museu Municipal de Arte Moderna
- Museu da Área Fundacional
- Ruínas de São Francisco
- Zoológico
- Cerro de La Glória
- Parque Central
- Aquário Municipal
- Serpentário 

FONTE: Sua Pesquisa

terça-feira, 15 de maio de 2012

Catedral de Notre-Dame


A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité emParis, França, rodeada pelas águas do Rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual. A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo económico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano. Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construção religiosa fora das cidades, nas comunidades monásticas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris.

Fonte: wikipedia

quarta-feira, 9 de maio de 2012

História de Londres




Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no ano de 43 d. C.. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium, mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”. Construída pelos romanos no século II, a muralha em torno da cidade (ela tinha cerca de 3 Km) sobreviveu por 1.600 anos.

Londinium foi capital da província romana da Britânia. Com a queda do Império Romano, a cidade, que contou 60.000 habitantes em seu auge, foi praticamente abandonada.
Lundenwic, uma cidade saxônica, foi construída a cerca de 1 Km da antiga da antiga Londinium. Lundenwic prosperou até 851 d. C., quando foi destruída pelos vikings. Cerca de 27 anos depois, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a nova cidade dentro da antiga Londinium.
Em virtude de um grande incêndio, a cidade foi totalmente reformulada em 1666.

FONTE: Mais que Curiosidades




segunda-feira, 7 de maio de 2012

Curiosidade da Espanha



A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.

 O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon (a casa rea do país).

 A língua oficial é o espanhol, mas há outras línguas com o estatuto de co-oficiais. São elas o catalão, o galego, o basco (euskara), o aranês e o valenciano. Falado na região espanhola da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.

 O território da atual Espanha foi província romana, que a chamava de Hispania. Curioso é que Hispania não é uma palavra de origem latina. Acredita-se que a origem seja fenício/cartaginensa.

 Uma parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamavam a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha.

 Descobridores da América, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.

 Em 1580, Portugal e Espanha passaram a integrar um só país. A chamada União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a independência. Quer dizer, durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

 O nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.

 O País Basco é uma região da Espanha cheia de peculiaridades. Além da língua espanhola, por exemplo, os bascos falam um idioma chamado euskara. Acredita-se que o euskara seja mais antigo do que o latim, língua que deu origem ao espanhol.

 Nas cidades do interior da Espanha, é comum encontrarmos o comércio fechado no horário de almoço. Isso por que os espanhóis tem o hábito de fazer a sesta após a refeição. Eles almoçam e dormem pelo menos até as 2h00 da tarde.

 A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.

 Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em seis de janeiro. Nas pequenas cidades, é festejado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.

 A Espanha sediou as olimpíadas de 1992 e a Copa do Mundo de 1982. Os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade catalã de Barcelona. A melhor participacão da Espanha em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar na Copa de 1950. Quer dizer, até a Copa de 2010. A Espanha jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas. Foram três derrotas, um empate e uma vitória. A Espanha fez cinco gols e levou 10.

 Fonte: Mais Que Curiosidade

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Ponte mais alta do mundo fica em Millau / França


Com as marcas de: 2460 metros de comprimento 343 metros de altura É a maior ponte do mundo já construida. Pesa 400.000 toneladas, resiste a ventos de 210 kilômetros por hora, custou 300 milhões de euros. Localizada a sudeste da França, supera em altura a célebre Torre Eiffel. Desafiando asleis da física, ultrapassando a dificuldade ortográfica do valle do río Tarn, a ponte tem 2.460 metros de autopista A-75 para descongestionar o tráfego e diminuir em mais de 100 kilometros a rota que conecta París com o Mediterráneo. Sete países europeos, entre eles Espanha, participaram de sua construção. O desenho da obra é do arquiteto británico Sir Norman Foster.

FONTE: Site de Curiosidades

quarta-feira, 25 de abril de 2012

OLHARES - Exposição de Solange Ribeiro e Emanuel Nunes


Exposição na Biblioteca Municipal de Balneário Camboriú. Aberta para visitação até dia 11 de maio de 2012.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A História do Tango




Surgido como criação anônima dos bairros pobres e marginais de Buenos Aires, o tango argentino tradicional tornou-se mundialmente famoso na voz de Carlos Gardel e, adaptado a uma estética moderna, com as composições instrumentais de Astor Piazzolla.
Tango é uma música de dança popular que nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, no final do século XIX. Evoluiu a partir do candombe africano, do qual herdou o ritmo; da Milonga, que inspirou-lhe a coreografia; e da Habanera, cuja linha melódica assimilou. Chamado pelos argentinos de "música urbana", tem a peculiaridade de apresentar letras na gíria típica de Buenos Aires, o lunfardo.

Os primeiros Tangos, ainda próximos à Milonga, eram animados e alegres. O primeiro cantor profissional de tango, também compositor, foi Arturo de Nava. A partir da década de 1920, tanto a música como a letra assumiram tom acentuadamente melancólico, tendo como principais temas os tropeços da vida e os desenganos amorosos. A temática é freqüentemente ligada à vida boêmia, com menção ao vinho, aos amores proibidos e às corridas de cavalos. As orquestras compunham-se inicialmente de bandolim, bandurra e violões. Com a incorporação do acordeão, a que seguiram a flauta e o bandoneom, o tango assumiu sua expressão definitiva.

Dos subúrbios chegou ao centro de Buenos Aires, por volta de 1900. As primeiras composições assinadas surgiram na década de 1910, no período conhecido como da Guardia Vieja (Velha Guarda). A partir daí, conquistou grande popularidade na Europa, com o impulso da indústria fonográfica americana. Os tradicionalistas incriminam a predominância da letra, a partir da década de 1920, como responsável pela adulteração do caráter original do tango. A voz do cantor modificou o ritmo, que já não comportava o mesmo modo de dançar. As figuras mais importantes da Guardia Nueva (Nova Guarda) foram o cantor Carlos Gardel -- cuja voz e personalidade, aliadas à morte trágica num acidente de avião, ajudaram a transformar em mito argentino e o compositor Enrique Santos Discepolo.

Ao mesmo tempo, compositores europeus, como Stravinski e Milhaud, utilizavam elementos do tango em suas obras sinfônicas.
Embora continuasse a ser ouvido e cultuado na Argentina conforme a feição que lhe foi dada por Gardel, o tango começou a sofrer tentativas de renovação. Entre os representantes dessa tendência, figuram Mariano Mores e Aníbal Troilo e, sobretudo, Astor Piazzolla, que rompeu decididamente com os moldes clássicos do tango, dando-lhe tratamentos harmônicos e rítmicos modernos.
O Tango -- como o Samba, no Brasil -- tornou-se símbolo nacional com forte apelo turístico. Casas de tango e o culto aos nomes famosos de Gardel e Juan de Dios Filiberto perpetuam o gênero. Ao contrário do samba, no entanto, a criação artística do tango sofreu forte declínio a partir da década de 1950.

Por sua forte sensualidade, o tango foi, a princípio, considerado impróprio a ambientes familiares. O ritmo herdou algumas características de outras danças de casais, como as corridas e quebradas da habanera, mas aproximou mais o par e acrescentou grande variedade de passos. Os dançarinos mais exímios compraziam-se em combiná-los e inventar outros, numa demonstração de criatividade. Fora dos ambientes populares e dos prostíbulos, onde imperava nos subúrbios, o tango perdeu um pouco da lendária habilidade dos bailarinos. Admitido nos salões, abdicou das coreografias mais extravagantes e evitou posturas sugestivas de uma intimidade considerada indecente, numa adaptação ao novo ambiente.

FONTE: Costa Verde SP

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Exposiçao "OLHARES" de Solange Ribeiro e Emanuel Nunes



Local - Biblioteca Municipal de Balneário Camboriú - SC

Abertura dia - 20 de Abril


Todos Convidados!